quinta-feira, 19 de março de 2009

Continuando a pensar sobre ciência...

... poderás, com proveito, surfar até aqui, onde encontrarás uma entrevista do jornal "Correio da Manhã" a Carlos Fiolhais, físico português, investigador e professor catedrático da Universidade de Coimbra, um dos mais prolíficos divulgadores da ciência em Portugal.
.
«Os cientistas são, em geral, pessoas optimistas, por uma razão simples: eles sabem que amanhã saberão mais do que hoje», disse Carlos Fiolhais. Como podem saber isso?

3 comentários:

Unknown disse...

"Como podem saber isso?"

Muito facilmente na minha opiniao. É exactamente igual à Filosofia. Mesmo que se tenha uma ideia que depois se venha a comprovar errada, pelo menos sabemos mais uma coisa, que aquela ideia estava e errada e portanto estamos mais perto de descobrir aquilo que realmente importa.

Rui Ramos disse...

Como concluimos na aula de Filosofia, o erro é uma forma de certeza, isto é, ao refutarmos uma hipótese estamos a dar uma hipótese na direcçao da verdade, pois concluimos que aquela nao é verdadeira; isto nao só se aplica à ciência e à filosofia como se aplica a todas as áreas cuja procedimento pretende encontrar a verdade. Uma outra verdade é que apesar de as induçoes em que se baseia o conhecimento cientifico nao nos garantirem uma forma segura de conhecimento aparentam ir funcionando no nosso dia a dia, o que aparenta ser uma boa razão para continuarmos a fazer ciência e filosofar cientificamento pois como já disse, o trabalho de equipa talvez seja a melhor solução!
Abraço

MCF disse...

Nao acho que os cientistas sejam pessoas optimistas... acho que o que corre na veia de um cientista é a curiosidade.. Na minha ideia são pessoas curiosas que acham que ao estudar as provas deixadas no passado e as que existem actualmente vão conseguir ''prever o futuro''!

''Como podem saber isso?''

Partilho da mesma opinião do Edgar para responder a essa pergunta.