terça-feira, 10 de março de 2009

Necessitará a Ciência da Filosofia?

A propósito do debate ocorrido hoje na aula do 11.º ACT, devido ao excelente espírito crítico e, portanto, boa atitude filósofica de alguns alunos, eis algumas ideias para (continuar a) reflexão:
.
«A filosofia da ciência é quase tão útil para a ciência como a Ornitologia é útil para os pássaros.» (Richard Feynman)

«Num tempo como o que vivemos presentemente, quando a experiência nos força a procurar um novo e mais sólido fundamento, os físicos não podem simplesmente entregar aos filósofos a contemplação crítica dos fundamentos teóricos…» (Einstein, 1936)

«Concordo perfeitamente com o significado e valor educacional da metodologia, tal como da história e filosofia da ciência.» (Einstein, 1944)
.
«Se devemos filosofar, então devemos filosofar.
Se não devemos filosofar, então devemos filosofar.
Logo, em qualquer dos casos, devemos filosofar.» (Aristóteles, 384-322 a.C.)
.
O que parece querer demonstrar Aristóteles é que apresentar um argumento filosófico contra a argumentação filosófica é (o que se chama em lógica) uma contradição pragmática -- ao apresentarmos qualquer bom argumento contra a filosofia (se colocarmos em causa, por exemplo, a sua necessidade ou utilidade) estaremos já, lógica e inevitavelmente, a filosofar! E já que é inevitável filosofar, então que esta actividade crítica seja educada, orientada, aprofundada, disciplinada, para que seja rigorosa e, assim, tenha algum valor intelectual. Logo, é importante aprender filosofia e a filosofar. E se a actividade filosófica é importante em geral, também o será, em particular, para as questões que o conhecimento científico possa colocar ao espírito inquiridor/filosófico! Ou será que não?

4 comentários:

Rui Ramos disse...

Tanto é inevitável filosofar (como diz Aristóteles), como é inevitável viver sem ciência e os seus produtos. Foi a Filosofia que permitiu à Ciência desenvolver-se de um modo saudável, isto é, caminhar pelo sentido correcto. Se a Ciência é útil a Filosofia também o é, mas também ambas são chatas. É muito chato filosofar porque exige esforço mental, como é chato ter que descobrir um combustivel menos poluente. É a Filosofia que torna chata a Ciência, é como se educasse a mesma, dá-lhe raspanetes não para demonstrar que ela é inútil mas para a orientar a um futuro sustentável, a ser melhor. Na frase do post proferida por Einstein em 1936 dá para concluir que um físico (cientista) pode ser melhor físico se souber um pouco de filosofia, é uma questão de querer ser prático e organizado. Nao só para os cientistas é importante a Filosofia da Ciência mas também sim para a sociedade, é como diz o Ti Alberto "Vou comprar um Mercedes porque na televisão um cientista maluco disse que era o melhor". Se o Ti Alberto tivesse umas noçoes de Filosofia iria optar por um carro mais vantajoso no geral, ou seja, com baixas emissoes de carbono, reduzido consumo de combustivel, com uma boa durabilidade média, umas vantagens técnicas, e etc... Em suma, se a Filosofia fizesse mal a alguem nao teriamos filósofos, mas a Filosofia nao exige o cepticismo radical a que nos leva, um bom filósofo é aquele que tira os bons ensinamento da Filosofia e os aplica de modo a ter uma boa vida, como por exemplo, filosofar cientificamente. Pure Team Work.

Miguel Portugal disse...

Vou prosseguir com uma segunda excepção e apreciar um comentário. De facto, meu caro Rui, mais um rasgo de livre pensamento e perspicácia intelectual... e começa a parecer um laboratório, este pequeno espaço virtual, onde se ensaiam ideias, que transbordam das aulas. Afinal, a Filosofia é isso mesmo! Agradou-me particularmente a ideia do "trabalho de equipa", numa visão (que em filosofia se chama) holística do saber: as ciências e a filosofia numa busca complementar, mais abrangente e aprofundada da verdade. Aguardemos outros comentários!

Unknown disse...

Na minha opinião, a única utilidade que a Filosofia poderá ter para a Ciencia é mesmo se descobrir uma maneira de justificar conhecimento cientifico sem recorrer a argumentos de induçao para que as teorias cientificas sejam verdadeiro conhecimento, à prova de falhas!
Pelo andar da carruagem, nao me parece que isso esteja para cedo, por isso e que disse mesmo na aula que a Ciencia chegou ao ponto de evoluçao em que nao precisa mais da Filosofia. Depois de ter pensado um bocadito em casa, chequei à conclusao que afinal ainda pode ser útil, nas condições que apresentei em cima.

Anónimo disse...

Se a ciência escusasse a Filosofia, deixaria de ter razão de ser, pois de que forma se levantariam as questões e se enunciariam os "porquês"?!
Parece-me que em cada Cientista terá necessariamente que existir um Filósofo.
Ou não será assim?
Surfientusiasta