sábado, 22 de novembro de 2008


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Quaestio
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Surfistas: 11.º ano.

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Q: Qual o argumento deste anúncio publicitário? E será persuasivo? De que modo?

15 comentários:

Anónimo disse...

Que adulto tão interessante !
Este anuncio publicitário tem a sua certa piada, pois e muito presuasivo, tal que a maior parte das pessoas terá aderido ao Gestor de conteudos apenas por ter uma imagem que chame á atenção ou pelo seu conteudo !

"Os nossos sites são tão facéis de editar que até os adultos o conseguem". Uma frase retórica,tem como dever atrair o auditório.
Presuasivo, convincente... como o professor quiser mas o adulto é a parte do anuncio que "mais salta á vista."
Ana Luísa 11ºBCT Nº5

MCF disse...

Nao achei interessante nem persuasivo, pelo menos para mim...

Uma frase a dizer ''Até um adulto é capaz'' nao me desperta o interesse de exprimentar, se calhar porque eu nao sou um adulto e nao penso como tal...

Se pusessem essa frase perante um adulto, provavelmente ele ía ter curiosidade em ver o que era...

Mas... um site gestor de conteúdos é obviamente direcionado para adultos e talves a publicidade tenha o impacto desejado...

Em suma, é presuasivo dependendo do auditório...
_______

já agora, o stor podia meter á frente do ''Que tal'' mais uma opção a dizer ''Desinteressante''



Ah... e que bebé tao fofinho!!!

(stor, pode apagar o outro comment, estava logado noutra conta)

Anónimo disse...

O argumento deste anúncio publicitário é tentar aliciar qualquer adulto para ser Gestor de Conteúdos. Este anúncio é presuasivo porque atrai o auditório de modo a que se uma criança, formalmente vestida, o pode ser, também qualquer adulto o poderá, uma vez que, em circunstancias normais, um adulto tem maiores capacidades para ser Gestor de Conteúdos do que uma criança. Por isso, este anúncio é presuasivo, porque atrai os adultos para serem Gestores de Conteúdos.
Francisco Silva Nº22 11ºBCT

Anónimo disse...

Em primeiro queria destacar que o anúncio só me chama a atenção porque tem um bebé super fofo na sua composição.
Mas agora assério, na minha opinião, o argumento deste anúncio é fazer com que as pessoas ao olharem para ele, a primeira coisa que fiquem a pensar seja ‘’Se um miúdo consegue, eu não hei-de conseguir porquê? ‘‘, ou seja que fiquem a pensar que se um bebé consegue ser um gestor de algo, é óbvio, ou lógico que um adulto o consiga fazer muito melhor que um bebé, pois um adulto, em condições frequentes, tem muito mais competências para administrar qualquer coisa do que um bebé. E concordo com o Félix, pois este anúncio pode ser persuasivo, ou não, dependendo do auditório, pois se apresentarem este anúncio a um público infantil e a um público adulto, vão obter respostas totalmente diferentes para um público e para o outro, e até mesmo entre si, e o mesmo se verifica se também perguntarem a um público mais jovem e um público mais idoso, pois cada pessoa tem uma opinião, às vezes podem ter alguns factos em comum como tudo claro, mas existem montes de factores que fazem com que cada auditório pense de maneira diferente, como por exemplo a idade, a etnia, a sua maneira de pensar, etc.

Telma Carvalho 11º ACT nº18

katuska disse...

Na argumentação a conclusão é mais ou menos plausível; as provas apresentadas são susceptíveis de múltiplas interpretações, frequentemente marcadas pela subjectividade de quem argumenta e do contexto em que o faz. Na argumentação deste anúncio procura-se acima de tudo, convencer alguém que uma dada tese (esta empresa) é preferível à sua rival.
Este anúncio é persuasivo pois a persuasão está ligada à sedução. A adesão de alguém a certas ideias é feita através de gestos, palavras ou imagens que estimulam nela sentimentos ou desejos ocultos, acabando por gerar falsas crenças. Através da persuasão o orador reforça os seus argumentos despertando emoções, de modo a criar uma adesão emotiva às suas teses. Na persuasão ao contrário da argumentação faz-se apelo a processos menos racionais, o que se pode comprovar com a imagem de um bebé a fazer o papel de um adulto. Os actuais meios de comunicação de massas, veiculam discursos publicitários que utilizam sofisticadas técnicas de persuasão, Ethos, Patho, Logos, dirigidas a um público-alvo bem determinado neste caso o publico adulto.
Cátia Teixeira, nº8 11ºbct

Anónimo disse...

O argumento presente neste anúncio é um argumento indutivo por generalização, pois assim que um adulto vê este anuncio pensa " se um bebe o consegue fazer eu também consigo".
Na minha opiniao acho que este anúncio é extremamente persuasivo, visto que utilizam um bébe super fofo para demonstrarem que os seus sites são tao faceis de editar que se uma criança consegue, é obvio que um adulto o fará com mais facilidade!
Neste anúncio são utilizados aspectos persuasivos como por exemplo o logos (demonstrando a parte argumentativa na frase presente no anúncio) e o pathos( demontra a felicidade com que o bebe esta sentado ao computador a fazer a gestao dos seus sites, indusindo-nos para que a facilidade de gestao dos sites é tao facil que até um bébe é capaz de o fazer). Com estes aspectos persuasivos o anuncio conseguira concretizar o seu objectivo, fazendo com que todos os adultos queiram ser gestores de conteúdos, pois ao observar-se a figura conclui-se que até um bebe é capaz visto a facilidade de ser gestor de conteúdos.

Alda Gaspar nº2 11ºBCT

Bruno Fidalgo disse...

Neste anuncio o argumento presente é o de tentar induzir a um adulto a facilidade que se encontra ao criar um site gestor de conteudos,utiliza-se a imagem de um bébé pois representa a dificuldade acrescida que seria para um bebe de criar um site..A frase ate um adulto é capaz é ironica...Na realidade o que tenta passar este argumento é que se uma criança consegue signifa que criar um site gestor de recursos sera facil para um adulto.Inda assim penso que este argumento será pressuasivo,embora para um auditóriomuito restrito...pois nao me vejo minimamente interessado no site....Sera dirigido para pessoas que trabalhem diariamente com computadores.Pode ser pressuasivo mas para mim nao me o foi.

Bruno Fidalgo disse...

nao me o foi é fixe *

Anónimo disse...

O argumento presente neste anúncio publicitário é tentar convencer o auditório que é muito fácil criar um site. Para tal usam uma imagem de um bebé muito querido que desperta logo uma data de sentimentos a quem o está a observar. Um bebé transmite tranquilidade, segurança e é inofensivo (ethos). Se um simples bebé consegue, será mais que óbvio que um adulto terá ainda mais facilidade em conseguir (logos). Este anúncio é bastante persuasivo, pois um bebé consegue cativar e chamar a atenção (pathos).

Carolina Pinto 11ºBCT

Rui Ramos disse...

Argumento:
Se um site for fácil de editar, os adultos conseguem editar o site.
Os sites (da Gestor de Conteúdos©) são fáceis de editar.
Logo, os adultos conseguem editar os sites (da Gestor de Conteúdos©).

Observando o argumento verificamos que é um argumento que respeita o Modo Afirmativo, isto é, a sua primeira premissa é uma condicional, a segunda afirma o antecedente e a conclusão afirma o consequente, e como tal, o argumento é válido.

Foi estudado nas aulas de Filosofia, que, por vezes, os argumentos válidos ou os argumentos sólidos, não são satisfatórios, isto é, como os argumentos são utilizados para convencer alguém (auditório) de algo, estes além de sólidos devem ter um efeito persuasivo, devem ser convincentes. Visto que o argumento que estamos a trabalhar é um argumento publicitário, a necessidade de persuasão aumenta! Já vimos então que o argumento é válido, e aparenta ser sólido. Mas será um bom argumento?

A persuasão exigida para tornar um argumento sólido num bom argumento foi estabelecida por Aristóteles (Filósofo Grego, séc. IV a.C., pioneiro da Retórica) que disse que a persuasão de argumento consistia no facto de este cumprir três “requisitos”: ethos, pathos e logos; a que chamamos provas de persuasão.

Concentremo-nos no argumento: o ethos é a prova de persuasão que reside no orador, na capacidade de oração do mesmo, neste argumento o orador é uma empresa especializada na gestão de websites que pela sua autoridade na matéria nos revela um elevado carácter moral (embora por vezes na publicidade os oradores abusem da sua autoridade), e como tal, esta prova persuasiva é cumprida; em relação ao pathos (disposição do auditório), o argumento continua a cumprir, isto é, o auditório a que este argumento se destina é restrito, são as pessoas (adultos com raras excepções) que trabalham com websites ou que querem produzir um website sem formação, e o argumento, como é de certo modo irónico, desperta, no auditório destinado, sentimentos de persuasão, isto é, como normalmente os jovens têm mais aptidão para as TIC, o orador diz ironicamente “que até um adulto é capaz!”, e como tal apela aos sentidos do auditório, com sucesso; por último, o logos, qualidade do discurso, também aparenta ser satisfatório, isto é, as palavras utilizadas, a tal ironia que referi, conferem ao discurso a tal qualidade que permite preencher mais uma prova de persuasão.

Em suma, o argumento em causa é um bom argumento, pois além de ser sólido, persuade o auditório a aceitá-lo de um modo satisfatório.

Abraço

Anónimo disse...

Pois, o bebé !
A primeira impressão que o auditorio ADULTO tera é o pensamento sobre a frase: Até um adulto consegue.
Eles pensam que se o bebe consegue ser um Gestor de conteudos, então é facil para eles criar sites e trabalhar com computadores.




Por meio de tal estudo, é-nos possível destacar as várias palavras que visam persuadir ou convencer um auditório acerca da verdade que o orador deseja passar.
Tais palavras consistem em fortes marcadores argumentativos que interligam as várias ideias e possibilitam o alcance do objetivo inicial: a persuasão ou o convencimento. Os três elementos essenciais da retórica são: ETHOS, PATHOS e LOGOS. O ethos encontra-se directamente ligado à pessoa do orador, o pathos refere-se ao auditório e o logos, por sua vez, encontra-se relacionado com o discurso, a "verdade" ou a "ideia" que o orador deseja passar e à qual o auditório abre-se ou não. Assim, em todo discurso essas três partes, tão específicas, acham-se presentes.

Ana Luísa 11ºBCT

Unknown disse...

Como ja o rui disse, o argumento presente no anuncio publicitário é o seguinte:

Se um site for fácil de editar, os adultos conseguem editar o site.
Os sites (da Gestor de Conteúdos©) são fáceis de editar.
Logo, os adultos conseguem editar os sites (da Gestor de Conteúdos©).

Quanto a sua persuasão, depende do auditório em questão. É fácil de confirmar que o argumento é válido pois como o Rui disse, este argumento respeita a regra do modo afirmativo dado que perante uma primeira premissa que é uma condicional, a segunda premissa afirma o antecedente e a conclusão afirma o consequente. E à primeira vista tambem parece ser um argumento sólido portanto para saber se é persuasivo é necessário recorrer às provas da argumentação persuasiva(ethos, pathos e logos)
A dimensao mais presente neste anúncio é na minha opinião a pathos, dado que ver um bebé a rir com aquela cara fofa na e extremamente apelativo para a maioria das pessoas e desperta emoções como a ternura, a sensação de familia e confiança que uma empresa necessita de transmitir.
A dimensao argumentativa do discurso tambem está presente com a frase ironica "Até um adulto é capaz", que apela a muita gente, dado que a ironia e um recurso estilistico muito frequente e apreciado, apesar de algumas vezes falhar, não sendo este o caso.
A dimensão do carácter moral do orador não está tão presente como as outras duas mas também está presente na medida em que a empresa coloca um bebé no seu anúncio publicitário para induzir as pessoas a confiar nessa mesma empresa.

Portanto na minha opinião este argumento é persuasivo, além de sólido é bom.

Anónimo disse...

Na minha opinião, o argumento deste anúncio publicitário é o seguinte:
Se um site da empresa Gestor de Conteúdos for fácil de editar, os adultos conseguem editar um site da empresa Gestor de Conteúdos.
Os sites da empresa Gestor de Conteúdos são fáceis de editar.
Logo, os adultos conseguem editar os sites da empresa Gestor de Conteúdos.
O argumento em causa é persuasivo pois obedece às três provas persuasivas: ethos, pathos e logos.
A prova persuasiva ethos corresponde ao “carácter moral do orador”. Tendemos a acreditar numa pessoa que é (ou parece ser) um especialista na matéria, ou seja, uma autoridade na matéria. Neste argumento, há uma autoridade (especialista na matéria) que não é uma pessoa só mas sim uma empresa: a empresa Gestor de Conteúdos. Acreditamos que é fácil editar sites da empresa Gestor de Conteúdos, porque isso nos é dito por um especialista (neste caso, a própria empresa Gestor de Contéudos).
A prova persuasiva pathos corresponde à “disposição dos ouvintes”, ou seja, os sentimentos ou emoções que o auditório experimenta quando confrontado com o que é dito. Este anúncio publicitário desperta no auditório (adultos) a emoção “Se os jovens conseguem por eu não conseguirei?!” devido à ironia presente (“Até um adulto é capaz!”) e à imagem (bebé) que é bastante apelativa.
A prova persuasiva logos corresponde à dimensão argumentativa do discurso. Neste anúncio publicitário deixamo-nos persuadir pela ironia presente neste anúncio publicitário referida anteriormente: “Até um adulto é capaz!”.
Assim, o argumento deste anúncio publicitário é persuasivo pois obedece às três provas persuasivas: ethos, pathos e logos.


Canadas 11ºACT (acete) nº5

Anónimo disse...

O argumento presente é o de tentar a que os adulto que trabalham mais frequentemente com internet, convence-los que criar um site gestor de conteudos é muito fácil.
O argumento é:
Se um site for fácil de editar, os adultos conseguem editar o site.
Os sites são fáceis de editar.
Logo, os adultos conseguem editar os sites.
Para isso neste anúncio foi usada uma imagem de uma criança que é capaz de despertar mais sentimentos do que se colocasem um adulto. Este argumento é pressuasivo, no entanto é para um pequeno grupo de pessoas, pois um agricultor não estara minimamente interessado em criar um site deste tipo. Ou seja este argumento destina-se a informaticos ou pessoas que trabalhem frequentemente com computadores.
Amândio 11ACT

Anónimo disse...

O argumento presente neste anúncio publicitário apela à facilidade que é editar um site na Gestor de Conteudos.
Ao colocar um bébé na imagem em vez de um adulto chama a atenção de quem vê o anúncio.(Se o bébé consegue é claro que também consigo!!)
Este anúncio é bastante persuasivo,pois consegue cativar a atenção do público alvo e despertar o interesse em criar o site neste Gestor devido á ideia que nos transmite(fácil,simples e eficaz).

Alexandra 11º BCT nº 3