quarta-feira, 19 de novembro de 2008



As melhores ondas


.
1.
Na minha opinião, Sócrates com a frase “só sei que nada sei” queria demonstrar que em Filosofia (e em outras ciências) nada é dado como certo. Podem existir teorias muito bem fundamentadas, com bons argumentos, mas surge sempre alguém que encontra falhas nessas mesmas teorias e tudo volta ao início. Se nada é dado como certo, então o que pensamos saber, o que acreditamos ser verdade afinal pode não o ser. Daí esta frase; como tudo muda, tudo é provisório, é impossível afirmar que sabemos algo, pois o que é considerado certo hoje pode ser considerado errado amanhã. Então a afirmação de Sócrates significa que a única certeza que podemos ter, é que nada é certo, nada é inteiramente correcto. Sócrates assume apenas como certa a sua ignorância.
(Cândida Carvalho 10ºBCT)

2.
Na minha opinião o filósofo [Sócrates] quer dizer [com a frase "só sei que nada sei"] que o que ele sabe em relação ao que podia saber, pode ser comparado a nada. O filósofo também pretende dizer que à medida que aprofunda o seu conhecimento, conclui que não sabe nada, pois o conhecimento e as coisas que não sabe são infinitas.
(Ana Rita 10º BCT)

3.
Esta frase de Sócrates “Só sei que nada sei” de modo algum está a negar que não possui conhecimento, revela sim uma atitude de douta ignorância, isto é, o que sabe é infinitamente pouco relativamente à realidade complexa que o rodeia. Sócrates com esta expressão exprime também a necessidade de resistir à tentação fácil das primeiras impressões, que não passam de algo de ilusório.
(Sofia Cunha 10º ACT)

4.
A frase de Sócrates [“só sei que nada sei”] diz-nos que o saber é uma coisa provisória, não é certo, o que hoje é verdade amanhã pode deixar de o ser. Porque pura e simplesmente pode vir alguém apresentar novas teorias sobre algum assunto e "deitar abaixo" o nosso conhecimento, fazendo-nos voltar ao princípio de um longo ciclo que é o conhecimento.
(José Cordeiro 10º ACT)

Sem comentários: