quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A minha resposta à Quaestio de 16 de Outubro

Esta famosa frase atribuída a Sócrates espelha a atitude filosófica fundamental: uma atitude crítica, rigorosa, de dúvida constante diante da opinião fácil ou simples crença.
.
Ao afirmar, de forma algo dramática, que apenas sabe que não sabe nada, Sócrates quereria transmitir duas ideias centrais:
.
1. que, acerca dos temas-problemas mais fundamentais para o ser humano (segundo Sócrates: o que é o bem, a justiça -- em suma, o que é a vida boa), não sabe nada com absoluta certeza, ao contrário daqueles que julgam saber algo de certo acerca desses temas;
.
2. que, porém, já sabe, pelo menos, uma coisa de certo, de extrema importância para quem deseja, de facto, vir a saber realmente alguma coisa acerca de si mesmo e do mundo -- que, à partida, não sabe nada e, portanto, está aberto ao verdadeiro saber.
.
Esta ideia foi uma das mais influentes de Sócrates e ficou conhecida como a sua teoria da "douta ignorância". Quer dizer, o filósofo, o amante do verdadeiro saber, é aquele que, procurando saber o mais aprofundadamente, reconhece a sua profunda ignorância, que, em contraste com a ignorância ignorante, é uma ignorância esclarecida -- afinal, o filósofo não se deixa iludir por um conjunto de crenças irreflectidas que habitualmente povoam a mente do homem comum e, nesse sentido, acaba por ter, efectivamente, alguma sabedoria (por pouca que seja), composta por problemas devidamente formulados e teorias -- tentativas de responder a esses problemas -- apoiadas em bons argumentos!
.
É claro que a forma dramática desta sentença socrática está igualmente relacionada com o seu estilo irónico, que usava como metodologia filosófica: Sócrates gostava de proferir afirmações contrárias ao que, de facto, pensava (sobretudo, em forma de questão), para incitar os seus interlocutores na Ágora ateniense à reflexão e análise crítica das opiniões que eles acreditavam ser verdadeiras -- o conhecido "diálogo socrático" (metodologia, aliás, que muitos professores de Filosofia utilizam com os seus alunos nas suas aulas!).
.
(P.S.: Além disto, sempre podes completar a tua curiosidade apanhando uma onda até aqui.)

Sem comentários: