sexta-feira, 3 de outubro de 2008



As melhores ondas

.
1.
«Para mudar uma lâmpada vão precisar também de uma cadeira!!! Neste texto aparece a Filosofia no seu melhor!!! Alguém vai solucionar o problema, mas vão aparecer ''outros'' para se questionarem sobre ele, e se que questionarem se o problema existe mesmo, ou não! Este texto é curioso, pois o símbolo que representa a ''ideia'' é uma lâmpada!!
Agora vou postar o texto trocando a palavra ''lâmpada'' por ''ideia''...
“- Quantos filósofos são precisos para mudar uma IDEIA?- Hmmm... Ora aí está uma questão intrigante...- Aaah! Define “Uma IDEIA”! ...Como podes ter a certeza que ela precisa de ser mudada?- Ok. Três. Um para a mudar e outros dois para andar à volta dela a indagar se a IDEIA existe realmente ou não.”»
(Rui Trigo 11BCT)

2.
«Se nascemos com a capacidade de pensar faz todo o sentido que exista um ginásio para a treinar.»
(Ana Luísa 11BCT)

3.
«A filosofia é (…) só para pessoas que gostam de desafios e são insistentes. Até porque há filósofos que passam uma vida inteira a dar com a cabeça na mesma parede, e isso, não é para todos.»
(Edgar 11ACT)

4.
«Sendo a Filosofia a arte de pensar, esta baseia-se em averiguar a solidez do conhecimento, isto é, em testar a sua verdade. É lógico que os problemas a que a Filosofia se dedica (realidade, conhecimento, valores) têm tudo a ver com um ponto de interrogação! O sinal de interrogação indica-nos uma pergunta e a Filosofia procura a resolução de questões (filosóficas). Na figura, não temos só presente um ponto de interrogação mas sim também um conjunto de andaimes que o envolve e podem-se ver várias personagens no andaime bem como em terra firme. O andaime representa a solidez ou a importância dos problemas filosóficos pois a resposta a estes não pode ser feita de qualquer forma. O filosofar com qualidade exige bases e uma progressão constante na forma de pensar. Assim, os andaimes dizem-nos também que o conhecimento do mundo a que se propõe atingir a Filosofia precisa de bases e é complexo. Quanto às pessoas que figuram na imagem, umas encontram-se tristes, outras aparentam derrota e outras mostram-se apreensivas. Isto traduz o drama da Filosofia, que é a paciência. É com paciência e trabalho de consciência que se resolvem os problemas filosóficos para irmos aumentando o nosso conhecimento acerca do mundo a um ritmo razoável e digno.»
(Rui Ramos 11ACT)

5.
«Por vezes diz-se que a Filosofia não serve para nada, mas não é bem assim...A Filosofia tem a mesma finalidade, por exemplo, das ciências, pois ajuda-nos a alargar a compreensão do mundo que nos rodeia, dos outros e mesmo de nós próprios.Desde a Antiguidade que a Filosofia e o ensino da Filosofia têm tido uma grande importância para a vida humana, pois desde sempre contribuíram para a educação da mente do Homem. Por outro lado, a Filosofia tem sido bastante útil para a ciência, pois evita a estagnação, ajudando na descoberta de alguns segredos que o quotidiano teima em ocultar.»
(Rui Pereira 11BCT)

1 comentário:

Rui Ramos disse...

E quando o estudar é a palavra de ordem, a inovação é um incentivo!=)