quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Q:
Que relação poderá ter este desenho com a Filosofia? Justifique.

Surfistas: 10.º e 11.º ano.

6 comentários:

Unknown disse...

Este desenho relaciona-se com a filosofia porque reprensenta uma grande interrogação, uma grande pergunta que varias pessoas tentam construir e posteriormente responder.
E preciso primeiro saber qual e o problema para podermos formular a pergunta e a resposta.

MCF disse...

Esta imagem mostra todos os homens a olhar para a ''pergunta''....

Não há Filosofia sem perguntas, logo essa imagem tem tudo a haver com a Filosofia... Quando descubrirem resposta para essa pergunta vai voltar a aparecer alguem com outra pergunta... e assim filosofamos.... e a imagem ainda mostra como os homens podem ver a ''pergunta'' de prepesctivas diferentes...

Rui Trigo BCT

Anónimo disse...

Este desenho relaciona-se com a filosofia devido ao facto da construção de um ponto de interrogação, uma vez que a filosofia analisa várias questões e problemas da realidade, às quais pretende dar resposta. No entanto, após isso acontecer surgem críticas e de novo problemas, questões e diferentes perspectivas. Ou seja, a filosofia "gira em torno" de um grande ponto de interrogação, tal como este que ilustra a imagem.

Rui Ramos disse...

Sendo a Filosofia a arte de pensar, esta baseia-se em averiguar a solidez do conhecimento, isto é, em testar a sua verdade. É lógico que os problemas a que a Filosofia se dedica (realidade, conhecimento, valores) têm tudo a ver com um ponto de interrogação! O sinal de interrogação indica-nos uma pergunta e a Filosofia procura a resolução de questões (filosóficas). Na figura, não temos só presente um ponto de interrogação mas sim também um conjunto de andaimes que o envolve e podem-se ver várias personagens no andaime bem como em terra firme. O andaime representa a solidez ou a importância dos problemas filosóficos pois a resposta a estes não pode ser feita de qualquer forma. O filosofar com qualidade exige bases e uma progressão constante na forma de pensar. Assim, os andaimes dizem-nos também que o conhecimento do mundo a que se propõe atingir a Filosofia precisa de bases e é complexo. Quanto às pessoas que figuram na imagem, umas encontram-se tristes, outras aparentam derrota e outras mostram-se apreensivas. Isto traduz o drama da Filosofia, que é a paciência. É com paciência e trabalho de consciência que se resolvem os problemas filosóficos para irmos aumentando o nosso conhecimento acerca do mundo a um ritmo razoável e digno.
Abraço a todos os Filossurfistas e ao mentor! =)

Bruno Fidalgo disse...

Interrogar....Palavra chave na filosfia...Na imagem apresentada estao presentes homens que olham para um grande ponto de interrogaçao.Estes homens seram filosofos que tentam resolver os dilemas que a vida nos tras..Á Filosofia sao indespensaveis as perguntas..as duvidas..o poder de critica.Nesta imgagem esta presente a ideia principal acerca da Filosofia...Questionar...

Bruno Fidalgo

Anónimo disse...

Esta interrogaçao é tal como a filosofia.
Uma total pergunta, incerteza ou seja nada é capaz de se afirmar com clareza. Porque como todos os filosofos e nao só, contestam as diverças situçoes que lhe sao propostas e que lhe aparecem diariamente.
Cada pessoa tem o seu ponto de vista acerca de algo. Logo é muito dificil de chegar a um concenço.
O mundo de opiniões tal como nos refere a imagem.

Catarina Martins 11ºBCT