quarta-feira, 17 de setembro de 2008



Quaestio

Surfistas: 11.º ano.


Tendo em conta aquilo que sabe acerca do que é a filosofia, que analogia/s lhe sugere o título do blogue “filosurfar”?

21 comentários:

Bruno Fidalgo disse...

Filosofar na internet..è uma ideia interessante de modo a aumentar a motivaçao dos alunos..Parabens pala ideia ..

Unknown disse...

O titulo do blog sugere uma abordagem à Filosofia através da internet. É uma boa ideia para motivar os alunos para a filosofia pois combina esta disciplina com a internet de que os alunos tanto gostam.

Anónimo disse...

Este título é de facto muito interessante...
A Palavra "Filosofia" vem do grego Φιλοσοφία: "philos" (=amigo) mais "sophia" (=sabedoria), «amigo da sabedoria», então se considerarmos o prefixo "Filos" e o significado do sufixo "surfar" obtemos uma combinação perfeita - "Amigos de navegar", em busca da sabedoria. Esta é uma expressão que se ajusta perfeitamente na vida dos jovens de hoje em dia, pois todos os alunos conhecem e gostam deste mundo que é a "net".

Telma.Carvalho disse...

Muito original este stor, sem dúvida.
Criar este blogue foi uma grande ideia, e o título é bastante apelativo para nós jovens que passamos grande parte do nosso tempo a ‘’navegar’’ (daí o ‘’surfar’’ referenciado no título do blogue ) na internet, que assim aproveitamos e juntamos o útil ao agradável :)


Telma 11º ACT

Rui Ramos disse...

Já que a questão é saber o porquê de filossurfar, vou explicar primeiramente de forma etimológica o significado da palavra. Filossurfar é uma palavra que nasce da junção da palavra grega “Filos” e do verbo surfar. “Filos” significa amigo de algo ou desejo de e surfar é um verbo que designa a prática do desporto radical aquático surf. O verbo surfar também tem sido, mais modernamente, aplicado às novas tecnologias e usado para designar as viagens ao longo das páginas da Web. Deste modo, a etimologia da palavra filossurfar sugere o desejo de utilizar a Internet. Mas “Filos” também faz parte da palavra Filosofia e em filossurfar é uma das coisas que quer sugerir. Assim, filossurfar, nome atribuído ao blog, é uma espécie de metáfora que sugere a utilização da tão moderna e usual Internet para a aprendizagem de Filosofia. A utilização de surfar no título, sendo o surf um desporto aquático, mais precisamente marítimo, induz-nos logo a pensar no mar, e como tal, penso que surfar também foi escolhido para o título de forma a comparar a imensidão do mar à da Filosofia!
Abraço!

Bruno Fidalgo disse...

Filosofar surfando....Sendo uma tarefa algo dificil a de pensar bem e conseguirmo-nos exprimir de maneira a que as nossas ideias fiquem claras e precebidas..penso que nao existira melhor forma para nos jovens do que a de poder exprimirmo-nos na internet..sitio onde passamos longas horas...A maior parte a fazer coisas sem interesse....Quando algo nos sugere facilidade é tudo melhor...Para mim este titulo espelha a acçao deste blog...Facilita a expressao filosofica de nós alunos "modernos" Nao se pode evoluir ao ignorar o desafio..Parabens professor ( sem dar graxa ) !

Anónimo disse...

A palavra filosofia provém da junção de duas palavras gregas ("philo"+"sophia"). Estudando a etimologia da palavra filosofia concluímos que esta significa amigo da sabedoria ou deseja a sabedoria.
O título do blogue “filossurfar” é semelhante à palavra filosofar. Este título sugere-me que este blogue foi criado com a intenção dos alunos filosofarem através da Internet, ou seja, o autor do blogue pretende que os usuários do mesmo possam abordar a filosofia através da Internet, um meio de comunicação tão apreciado nos dias de hoje. Os leitores deste blogue podem certamente esperar uma análise crítica da realidade e uma constante procura da verdade, sem receios de serem surpreendidos e tendo certo que as ideias em filosofia não são imutáveis, antes pelo contrário estão em constante adaptação às circunstâncias da actualidade.
Isto tudo à distância de um clique...

Francisco Canadas 11º ACT nº 5

Anónimo disse...

Como os jovens de hoje em dia passam grande parte do seu tempo na INternet, um mundo de navegação, esta ideia é muito boa e motiva os alunos a terem um interesse maior por esta disciplina. Daí surge o título deste blog "filosurfar", aprender filosofia neste "mundo" que a todoa agrada.

Carolina Pinto 11ºBCT

Anónimo disse...

A palavra filosofia provem do grego Φιλοσοφία: philos (amigo) mais sophia (sabedoria) «amigo da sabedoria» .Este blog tem a intenção dos alunos adquirirem sabedoria a partir da internet (surfar), uma vez que esta e muito apelativa perante os jovens. Porque não filosofar na internet!


mariana 11 ACT nº 10

Francisco disse...

A filosofia significa amor da sabedoria, já que "filos" significa amor e "sofia" significa sabedoria.
Por sua vez, "filosurfar" significa amor ao surf, que é um desporto maritimo e radical;porém, em linguagem informatica, surfar significa navegar na internet, onde se adquire sabedoria.
Dai que haja analogia entre a filosofia e o termo "filosurfar":a filosofia é amor á sabedoria e "filosurfar" é amor á navegação na internet, onde se adquire sabedoria.


Francisco Silva nº22 10ºBCT

Anónimo disse...

O título filosurfar sugere que pensemos um pouco em Filosofia ,e naveguemos nas ideias e pensamentos que esta nos transmite.
Uma vez que este título nos fala em "surfar" palavra muito utilizada neste "mundo" que é a Internet".

Alexandra nº3 11º BCT

Anónimo disse...

Este título de blogue “Filosurfar” é interessante, porque cativa os alunos para a filosofia. De facto, nós os adolescente passamos maior parte do tempo, praticamente os tempos livres, para navegar na internet, logo tiramos o “surfar” do título do blogue. A palavra “Filosofia” vem da junção da palavra “Filos”, que significa “amigos”, e da palavra “Sofia”, que significa sabedoria, sendo assim, a junção dessas duas palavras forma uma só palavra, “Filosofia” que assim resulta em amigo da sabedoria. Mas o título do blogue, “Filosurfar”, na minha opinião, se formos por esta lógica, resulta assim em “amigos a navegar”, que assim cativa a navegarmos mais facilmente na Filosofia e sermos amigos desta mesma. Eu acho que o stor ao criar este blogue foi uma boa ideia porque como já referi anteriormente, cativa os alunos a navegarem e a entrarem mais facilmente na Filosofia. Eu comparo a palavra “Filosofia” com a palavra “Filosurfar” pela sabedoria, porque “Sofia” significa sabedoria, logo daí a sabedoria dos jovens é navegarem (surfar) na Internet, porque os jovens do presente têm muito sabedoria em navegarem na Internet.


Helder Martins 11ºACT

Anónimo disse...

O título deste blog tem haver com o facto de estarmos em contacto com a filosofia, navegando, através das novas tecnologias que são disponibilizadas hoje em dia, como por exemplo a Internet. Logo, daí surge o título "filosurfar" que surge da junção da palavra filosofia com surfar. A palavra surfar está associada ao título deste blog porque actualmente o facto de navegar na internet, também pode ser dito: " surfar na internet".

Anónimo disse...

Na minha opinião a filosofia é a arte de pensar e tem uma razão de ser. Serve para o mesmo que as ciências, as religões e as artes, serve para compreender melhor o mundo os outros e nós mesmos.Talvez para muitos nao tenha utilidade prática mas mesmo sem utilidade prática pode ter valor.
O que a filosofia nos ensina é tomar por certo aquilo que deveríamos tomar atenção cuidadosa.
De qualquer forma, professor,se nascemos com a capacidade de pensar faz todo o sentido que exista um ginásio para a treinar.

Ana Luísa 11ºBCT Nº5

Anónimo disse...

ora bem.....dado a facto de filosofia ser o "amor a sabedoria" o "surfar" na sabedoria do saber distinguir o bem do mal ou o moral de imoral e uma sabedoria que,no meu ponto de vista, so trará beneficios a nossa formação enquanto Homens......sera satisfatorio se no fim do ano conseguir mos "surfar" na sabedoria que a filosofia nos tem para dar......António Gomes nº 23 11º BCT

Anónimo disse...

A palavra filosofia significa amor á sabedoria. Nós ao estudarmos filosofia, aprendemos também a filosofar. Um filosofo é então um amante da sabedoria.
Relacionando então o filosofo que tem amor á sabedoria e o gosto que os jovens têm de surfar na internet podemos tirar a ideia que o titulo do blogue vem daí. A filosofia é um mar de perguntas e problemas sem resposta, e ao surfar na internet temos um mar de informações que nos podem “ajudar” a filosofar e a compreender esses problemas.

Raquel 11ºACT

katuska disse...

filossurfar sugere-me para a procura do conhecimento, da verdade, do significado das coisas, e como hoje em dia o mundo da internet está bastante presente no dia-a-dia de todos os jovens, é uma boa ideia juntarmo-nos todos numa grande aventura nas ondas do conhecimento através do mundo da internet…
kátia nº8, 11ºBCT

Anónimo disse...

Filosofia é uma palavra que nasce da etimologia "Filos"+"Sophia".
Filos (amor) e Sophia (sabedoria)que quer dizer "Amor a sabedoria".
A palavra filossurfar deriva da etimologia "Filos"+"surfar",ou seja, Filos (amor) e surfar e a palavra que os jovens utilizam quando querem consultar informação na internet. Acho que foi uma grande ideia em colocar como título do blog a palavra "Filossurfar",pois os alunos podem sempre estudar enquanto navengam na internet.


Renato Paiva nº14 11º ACT

MCF disse...

Sem recorrer ao texto bonito ''A palavra Filosofia vem de...'' e sem estudar a tal etimologia das palavras Philo e Sophia que pelos vistos toda a gente já sabe o seu significado, digo que o título sim, está bom... foi um trocadilho engraçado entre ''filosofar'' e ''surfar''...

susana disse...

A palavra filosofia deriva do grego filos mais sofia (amigo da sabedoria), a palavra surfar neste caso vem de navegar na internet que é uma coisa que os jovens de hoje gostam bastante de fazer,daí o nome deste blog, podermos filosofar surfando na internet.

Unknown disse...

E mais uma vez, Rui Filipe domina os comentários, eheh