quinta-feira, 18 de setembro de 2008


Lectio

Surfistas: todos!


Novo livro na área da filosofia da mente, de Matt Carter, Minds and Computers – An Introduction to the Philosophy of Artificial Intelligence, Edinburgh University Press, 2007, 222 pp.
.
O autor propõe uma abordagem aos problemas clássicos da filosofia da mente (como a questão da liberdade ou determinismo), mas numa perspectiva computacional. Será que podemos pensar/conceber o cérebro como um computador? Esta linha de investigação é hoje muito promissora e atractiva, uma vez que se encontra em consonância com o avanço das investigações e reflexões em Inteligência Artificial, área científica que conta, inevitavelmente, com a colaboração de áreas da Filosofia, como a Lógica e a Filosofia da Mente.
.
Dá uma "surfadela" na recensão crítica do livro, na revista on line Philosophy Now.

1 comentário:

Rui Ramos disse...

Bem, se certas areas da Filosofia nos ajudaram a construiur os computadores porque nao pensar em conceber um cerebro como um computador? Em termos cientificos seria revolucionador! E à primeira vista parece bestial! Como não existem, não digo se seria bom ou mau mas aparentemente, ao pensar no assunto, vejo a inteligência artificial a substituir a inteligência natural, que relembrando o filme I Robot, não seria nada bom!=) Mas deixando de fora dramatismos, acho que o tema do livro é superinteressante futurista, um bom assunto para nos cultivarmos e aprendermos mais um pouco de Filosofia! Abraço