quarta-feira, 1 de outubro de 2008



Filósofos na onda

Surfistas: todos!


.
Is it hard to do philosophy?
.
«It's murder, absolutely. I compare it ... if you really want to know how to do it, you get up in the morning, there's a large brick wall and you run your head against that brick wall. And you keep doing that every day until eventually you make a hole in the wall. That's what it feels like.» (John Searle)
.
(In John Searle Interview: Conversations with History; Institute of International Studies, UC Berkeley, http://globetrotter.berkeley.edu/people/Searle/searle-con2.html)

3 comentários:

MCF disse...

Tem razão, filosofar é isso, excelente comparação... Não é por acaso que Sócrates sofria de Aspeger, uma doença que se caracteriza por interesses específicos, restritos e intensos, rituais ou comportamentos repetitivos e ainda padrões de pensamento lógico/técnico extensivo...

''And you keep doing that every day until eventually you make a hole in the wall. That's what it feels like'' e a seguir ir a bater com a cabeça noutra parede!!!

Unknown disse...

A filosofia e portanto só para pessoas que gostam de desafios e são insistentes. Até porque há filósofos que passam uma vida inteira a dar com a cabeça na mesma parede, e isso, não e para todos.

Rui Ramos disse...

Se cada tema filosofico é uma parede que por vezes aparenta ser impossivel de deitar abaixo imagem o que é o conhecimento do mundo a que aspira a Filosofia! Realmente nao é para todos ser filosofo...alem de "saberem pensar" sao dotados de virtudes muito boas como a paciencia, e a insistencia que referiu o Edgar. Alem disto, sao pessoas extremamente cepticas, com uma mente muito aberta e uma capacidade de analise fantastica. A comparaçao do Mr. Searle é bastante boa mas eu ate penso que é mais facil assassinar uma pessoa do que ser capaz de quebrar uma parede dessas (nao me tomem por psicopata), ate do ponto de vista psicologico! Para nos contextualizarmos na materia podemos considerar a Logica como a industria que fabrica capacetes de aço bem almofadados para que nao doa tanto ao filosofo esburacar a parade! Abraço