quarta-feira, 8 de outubro de 2008


.
Quaestio
.
Surfistas: 11.º ano.


.
Q: A Lógica será importante para a Filosofia? Porquê?

21 comentários:

MCF disse...

Claro que é!!!

Nenhum filósofo vai dizer que é a favor do casamento gay porque ontem chuveu... isso nao tem lógica... seria um argumento inválido...

Argumentar é indispensável na Filosofia, e argumentar de forma coerente e lógica é obrigatório...

Eu acho que a resposta a esta pergunta é obvia porque o meu cao entrou pela porta do quarto!!! :)

Anónimo disse...

Sim, claro que a lógica é importante para a Filosofia.
Sem lógica a Filosofia não faria sentido, a lógica estuda a validade dos argumentos e como a Filosofia ‘’basicamente’’ são argumentos que compõem teorias, a lógica têm bastante importância, pois estuda a validade e veracidade desses mesmos argumentos, logo dá ‘’lógica’’ às teorias.
Até porque os filósofos não dão qualquer justificação a uma pergunta filosófica, têm que avaliar a lógica da mesma e ponderar para ela ficar com sentido.

Telma 11º ACT

Anónimo disse...

A lógica na filosofia? Será aquela palavra que significa pensamento ou ideia ? Sim, é essa palavra que vamos falar.
Tem tanta importancia a logica na filosofia como tem importancia a vida para viver. A logica é importante porque é o que realmente devemos pensar para nao errar. É o ramo da filosofia que cuida das regras do bem pensar ou pensar correcto por isso podemos dizer que a Lógica é um instrumento do pensar.

Acho mesmo que a pergunta a esta resposta é bastante lógica que nem tempo deu para pensar !

Ana Luísa 11º BCT Nº5

Anónimo disse...

Sim, claro que a lógica é importante na filosofia, pois sem ela a filosofia não tinha lógica nem uma verdadeira razão de ser.

O objecto de estudo da lógica é, como sabemos, uma parte da filosofia que se dedica a estudar a validade dos argumentos, diferenciando-os de validos ou não. Para tal, argumenta em busca dos princípios fundamentais e das regras que determinam a validade dos argumentos.
Ora, portanto, a filosofia tem como base a argumentação e, argumentos sem lógica não são argumentos válidos e filosofia sem argumentos não é filosofia. Logo, chegamos à conclusão que a lógica é o pilar central da filosofia.

Unknown disse...

Pode-se dizer que a Lógica é mais do que importante para a Filosofia, sendo a Lógica um ramo da Filosofia que estuda a validade dos arguementos, esta é fundamental para a Filosofia.
Para sustentar as suas teorias, os filósofos precisam de argumentos tanto válidos como verdadeiros, os arguementos sólidos. Ora, para provarem que os seus argumentos estão em conformidade com o primeiro requesito, ou seja, serem válidos, os filósofos recorrem a Lógica. Logo, como todos os filósofos recorrem à Lógica para comprovarem os seus argumentos e por sua vez as suas teorias, pode-se concluir que a Lógica é um ramo fundamental da Filosofia e não simplesmente importante.

Anónimo disse...

Claro que a logica e importante para a filosofia.

Argumentar é o coraçao da filosofia, porque em filosofia temos a liberdade de defender as nossas ideias mas temos que as sustentar, é tambem temos aceitar discutir os nossos argumentos.

A logica é indespensavel a filosofia nos ajuda a distinguir os argumentos validos de não validos, isto é fundamental para a filosofia porque sem logica todos os argumentos seriam validos sem o serem.

João Dias
11 Bct nº 12

Rui Ramos disse...

Para explicar a importância da Lógica na Filosofia, vou recorrer a um exemplo muito simples. Desde já, vamos comparar a Filosofia ao corpo humano. Todos nós sabemos que o nosso órgão principal é o coração, e em termos gerais, a Lógica é o coração da Filosofia. Após esta comparação já se observa que a Lógica é importante para a Filosofia, mas porquê? Um dos primeiros assuntos abordados na disciplina de Filosofia foi o objecto e o método da mesma, vejamos: a Filosofia dedica-se à resolução dos problemas filosóficos com o objectivo de aumentar o conhecimento acerca do mundo; para resolver estes problemas, os filósofos elaboram teorias ou teses, que são baseadas em argumentos. Ora, um argumento é um conjunto de proposições em que uma a que chamamos conclusão é extraída de outra(s) a que chamamos premissa(s). A Lógica é a ciência que estuda a validade dos argumentos, isto é, distingue-os de válidos ou inválidos, e para tal procura um método ou regra que determine a validade dos argumentos. Até este ponto, já percebemos que a Lógica e a Filosofia se interceptam nos argumentos, o sangue da Filosofia por assim dizer, mas para perceber melhor esta relação é preciso saber o que é a validade de um argumento. Ora, um argumento é válido quando a partir de premissas verdadeiras é impossível extrair uma conclusão falsa. Deste modo, é extremamente importante para os filósofos sustentarem as suas teorias com argumentos válidos, pois caso contrário suas teorias seriam facilmente demolidas. Por outro lado, os argumentos alem de válidos também devem ser verdadeiros, isto é, devem corresponder à realidade, e aos argumentos que são válidos e verdadeiros chama-mos argumentos sólidos. Assim, já podemos compreender a importância da Lógica para a Filosofia, e o que se conclui é que a Lógica é mesmo essencial para a Filosofia pois dá aos filósofos a melhor forma de conseguirem argumentos sólidos para que estes elaborem boas teorias filosóficas.

Bruno Fidalgo disse...

Penso que a logica é indespensavel à filosofia.A lógica estuda a validade dos argumentos...e sao estes que compoem as teorias que os filosofos nos apresentam.Estas teorias tem de ser logicas e extremamente solidas de forma a poderem ser bem interpretadas e criticadas por todos os filosofos.Sem a logica na armumentaçao a filosofia perdida o sentido principal..Pensar sim, mas bem....Para pensar bem deve haver logica nas ideias que expomos.

Anónimo disse...

Na minha opinião a lógica e muito importante na filosofia, pois a lógica é um dos campos da filosofia, e pode ser considerada uma disciplina introdutória para qualquer estudo filosófico. Isso acontece porque a lógica lida com raciocínios e argumentos, que fazem parte de qualquer reflexão filosófica, seja ela no campo da teoria do conhecimento, da ética, da filosofia política ou da estética.

João Alves 10º BCT N 8

Anónimo disse...

A lógica e a filosofia “andam de mãos dadas”, pois a lógica é o modo de raciocinar, o modo de agir, o modo de pensar, isto para garantir que não se cometam erros a avaliar cada situação. A filosofia estuda os argumentos, de modo a determinar se são válidos ou inválidos, logo para isso temos de analisar cada situação para ver se são verdadeiras ou falsas, recorrendo ao raciocínio, para saber se os nossos pensamentos são os correctos. Se nós justificarmos um pensamento sem lógica ele nao vai ser aceite por ninguem, portanto a filosofia sem lógica não tinha lógica de existir.

Carolina 11ºBCT

katuska disse...

Aristóteles, o mentor destas nossas lógicas sobre pensamentos diarios, diria certamente que sim!!
Lógica está sempre relacionado no dia a dia com qualquer filósofo, com qualquer ser pensante, pois a lógica é a resposta do raciocínio, é a maneira que define como se "deveria" realmente pensar para não errar...
kátia, nº8 11º BCT

susana disse...

Sim, a lógica é imprescindível à filosofia, porque a lógica estuda a validade dos argumentos, ora qualquer filósofo procura resolver problemas apresentado as suas teorias e defendendo-as com argumentos. Sem a lógica não é possível apresentar teorias, argumentos válidos ou criticar ideias, logo não se pode estudar filosofia sem lógica.

Anónimo disse...

A lógica é importante para a filosofia pois ela permite-nos compreender a validade dos argumentos usados para defender uma ou várias terorias.
Se esses mesmos argumentos não tiverem uma certa lógica, um sentido adquirido, nunca irão ser aceitáveis na defesa dessa mesma teoria.

Catarina Martins 11º BCT

Anónimo disse...

Os filósofos baseiam-se em argumentos sólidos (argumentos válidos) para expor e defender os seus pontos de vista. Para sabermos se os argumentos são sólidos é preciso saber se são válidos ou inválidos e a lógica vai ajudar a perceber isso. A lógica distingue os argumentos correctos dos incorrectos e explica por que razão uns são correctos e outros não.
Ou seja para uma boa argumentação a lógica tem de estar presente.

Raquel 11º ACT

Anónimo disse...

A lógica esta fortemente ligada à Filosofia. É ramo da filosofia que serve para ensinar os Homens a raciocinarem de forma mais correcta e além disso, ensina-nos o meio como devemos julgar os valores dos raciocinios. É a ciencia das interências válidas, tem como objectivo de estudo o pensamento e o discurso, preocupando-se com a sua correcção. Permite-nos construir discursos mais coerentes e inteligíveis, de modo a não comprometermos aquilo que queremos comunicar, ou seja, permite-nos melhorar as nossas tarefas cognitivas. Sendo, portanto, um instrumento do pensar que é indespensável para a Filosofia.

Mariana 11 ACT

Anónimo disse...

Sim, a lógica é importante para a filosofia.
A lógica é uma parte da filosofia que estuda a validade dos argumentos, logo esta é muito importante para a filosofia. Os filósofos para sustentarem as suas teorias usam argumentos, no entanto estes têm de ser válidos e verdadeiros (argumento sólido). Portanto para os filósofos comprovarem que os seus argumentos são válidos, recorrem à lógica.
Logo, a lógica é fundamental para a filosofia.

Amândio nº1 11 ACT

Anónimo disse...

Sim, a lógica é importante para a filosofia.
A lógica é uma ciência que estuda os argumentos válidos, distinguindo-os dos inválidos. A lógica procura os princípios fundamentais e as regras que determinam que o argumento seja válido.
Os filósofos para sustentarem as suas teorias precisam de argumentos sólidos, sendo estes argumentos cuja forma é válida e além disso são verdadeiros.
A lógica é o ramo da filosofia do que nos faz pensar bem para não errar-mos.
Tem que haver lógica para que uma pergunta, ou uma resposta, ou mesmo a acção de uma pessoa, faça sentido.
Por isso pode-se concluir que a lógica é importante para a filosofia.

Anónimo disse...

A Lógica é muito importante para a Filosofia, pois, ao passo que os filósofos sustentam as suas teorias com argumentos, a Lógica estuda os argumentos válidos distinguindo-os dos argumentos inválidos. A Lógica para estudar os argumentos procura os princípios fundamentais e as regras que determinam que o argumento seja válido.
Um filósofo, para sustentar de forma coesa uma teoria, precisa de argumentos sólidos, ou seja, argumentos válidos e verdadeiros. Para saber se um argumento é válido os filósofos recorrem à Lógica. Um argumento é válido quando a partir de premissas verdadeiras for impossível extrair uma conclusão falsa.
Se um filósofo defender uma teoria a partir de um argumento inválido vai ser desfeito facilmente. Assim, a Lógica é muito importante para a Filosofia, pois estuda a validade dos argumentos.


Chico Canadas 11º ACT nº5

Anónimo disse...

Ok. A lógica. Eu vou-me deixar de meias conversas e possivel "ruido" para falar deste assunto pouco lógico deveras.. Eu penso que a Filosofia lógica é estupida. "Eu sou estudante, logo sou estudante". Anh? Sim eu já sabia. Mas por outro lado, se não houvesse coerência nos argumentos nem valia a pena tentar explicar. Sim, porque se eu disser "Eu sou estudante, logo sou ignorante" também seria fora do contexto. Estupido não? Filosofar é simples, mas complexo. Mas não podemos desprezar de todo a lógica impingida neste tipo de "matutar".
Sim temos de ser lógicos. Temos de ser espertos também. Nunca se sabe se um dia a lógica nos passa a perna. Think Wise filosofers..


From your chump Rodrigo, 11º ACT

Anónimo disse...

É óbvio que a lógica é importante para a filosofia, aliás, é extremamente importante para a filosofia. A lógica é o ramo da filosofia que se dedica ao estudo da validade dos argumentos, dedica-se à maneira como devem pensar as pessoas. Ora, a lógica é tão importante porque para que os filósofos provem a validade ou invalidade de um argumento têm de recorrer à lógica.

Anónimo disse...

Os filósofos para sustentar as suas teorias têm de utilizar argumentos, e para determinar a validade desses argumentos recorrem à lógica.
Logo, a lógica é um ramo da filosofia extremamente importante.