segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

A minha resposta à Quaestio de 22 de Novembro

Para Aristóteles, o objectivo da Retórica era produzir persuasão e verificou que dispomos de três espécies de provas por persuasão, a que chamou o logos (o que se demonstra ou quer demonstrar no discurso), o pathos (o modo como se dispõe o auditório) e o ethos (o carácter moral do orador).

Este anúncio publicitário quer fazer passar a ideia que os sites da “Gestor de Conteúdos” são os mais fáceis de utilizar; logo devemos utilizar os sites/contratar os serviços da “Gestor de Conteúdos”. Este é o argumento utilizado no anúncio, a sua estrutura lógico-argumentativa, a sua dimensão racional (o logos). E neste aspecto, podemos considerá-lo um bom argumento, pois as empresas que têm necessidade de utilizar sites da internet desejam fazê-lo de modo o mais simples possível, para resolverem os seus problemas sem gastarem muito tempo. Ou seja, a premissa do argumento parece, de facto, mais plausível do que a sua conclusão.

Mas o anúncio em apreço não é apenas persuasivo pela sua estrutura lógico-argumentativa. Além disso, o anúncio suscita no auditório um conjunto de emoções e sentimentos, aquilo a que se chama a dimensão psicológica e afectiva do discurso (o pathos). O anúncio serve-se de sentimentos agradáveis (bom humor, boa disposição, caridade), que os bebés provocam nas pessoas em geral, para persuadir, através de sentimentos e emoções, de que os sites desta empresa são tão fáceis que até um bebé conseguiria utilizá-los. O anúncio faz sentir (mais do que pensar) que se os bebés conseguem, os adultos muito mais facilmente o conseguirão; é mesmo um apelo à ideia comum de que “há um bebé dentro de cada um de nós”, incluindo dentro dos empresários e operadores de computadores potenciais clientes da empresa “Gestor de Conteúdos”!

Podemos ainda vislumbrar a prova persuasiva do ethos (a postura que o orador deve assumir para inspirar confiança no seu auditório e merecer credibilidade – dimensão moral) no facto do bebé estar vestido de fato e gravata, como um executivo, portanto; facto que, além de promover uma melhor identificação bebé-empresário, poderá inspirar mais confiança, dando um carácter um pouco mais sério ao anúncio e mostrando assim alguma credibilidade aos olhos do potencial cliente da empresa “Gestor de Conteúdos”.

Por tudo isto, podemos dizer que se trata de um anúncio potencialmente persuasivo.

Sem comentários: