quinta-feira, 16 de outubro de 2008


.
Quaestio
.
Surfistas: 10.º ano.
.
.
Uma das frases mais populares da História da Filosofia é a seguinte tese atribuída a Sócrates, filósofo grego do séc. V-IV a.C. e um dos maiores filósofos de sempre:
.
«Só sei que nada sei.»
.
Tendo em conta o que sabes acerca do que é a Filosofia, o que quereria Sócrates dizer com isto? Justifica.

13 comentários:

Anónimo disse...

A frase "só sei que nada sei" quer dizer que estamos constantemente a aprender coisas novas

Joao Aires 11 BCT N 10

Anónimo disse...

Esta frase “Só sei que nada sei” quer dizer que todos os dias adquirimos novos conhecimentos, pensamos que sabemos tudo mas não é bem assim, o conhecimento nunca é total, ele é adquirido constantemente. O saber é infinito.

Cátia Dias 10 BCT N 4

Anónimo disse...

Na minha opinião, Sócrates com a frase “só sei que nada sei” queria demonstrar que em Filosofia (e em outras ciências) nada é dado como certo. Podem existir teorias muito bem fundamentadas, com bons argumentos, mas surge sempre alguém que encontra falhas nessas mesmas teorias e tudo volta ao início. Se nada é dado como certo, então o que pensamos saber, o que acreditamos ser verdade afinal pode não o ser. Daí esta frase; como tudo muda, tudo é provisório, é impossível afirmar que sabemos algo, pois o que é considerado certo hoje pode ser considerado errado amanhã. Então a afirmação de Sócrates significa que a única certeza que podemos ter, é que nada é certo, nada é inteiramente correcto. Sócrates assume apenas como certa a sua ignorância.

Cândida* 10ºBCT

Anónimo disse...

Sócrates chegou a conclusão que a sabedoria ultrapassa nossos limites e não temos como percebe-la na sua totalidade. O verdadeiro sábio é aquele que se coloca na posição de eterno aprendiz.. abraços

João Alves 10º BCT

Anónimo disse...

Na minha opinião o filósofo quer dizer que o que ele sabe em relação ao que podia saber, pode ser comparado a nada.
O filósofo também pretende dizer que à medida que aprofunda o seu conhecimento, conclui que não sabe nada, pois o conhecimento e as coisas que não sabe são infinitas.


Ana Rita 10º BCT

Anónimo disse...

Com esta frase Sócrates afirmou a total verdade da humanidade, que nada sabemos, os conhecimentos mudam constantemente, podemos até ter uma opinião formada em que apenas uma única pessoa nos pode provar que está errada, temos que nos limitar a aprender de novo todos os dias, pois a qualquer altura tudo o que conhecemos tal e qual como é passa a “nada”. Desta maneira a única coisa que podemos realmente saber é que nada sabemos, tal como Sócrates o disse...

Orlanda 10ºACT

Anónimo disse...

socrates com a frase "so sei que nada sei" para mim queria dizer que tudo o que pensava saber podia nao ser verdade, logo nao sabia nada em concreto.:p

jorge morais nº10 10ºBCT

Anónimo disse...

Esta frase de Sócrates "Só sei que nada sei." de modo algum está a negar que não possuí conhecimento, revela sim uma atitude de douta ignorância, isto é, o que sabe é infinitamente pouco relativamente à realidade complexa que o rodeia. Sócrates com esta expressão exprime também a necessidade de resistir à tentação fácil das primeiras impressões, que não passam de algo de ilusório.

Sofia Cunha. Nº13 10º ACT *

Anónimo disse...

Esta frase é das mais verdadeiras de todas, nós sabemos sobre qualquer assunto por exemplo sobre planetas agora à uma definição de planeta, daqui a um tempo os cientitas mudam essa definição por abc razões nos temos que nos actualizar se nao deixamos de saber. esta frase justifica a filosofia sabemos neste momemto determinadas razoes de um problema, depois outro filosofo da outras razoes e as nossas ficam sem efeito. as teorias são válidas neste momento assim passado pouco tempo nao são válidas.
João Pedro Ferreira nº9 10 BCT

Anónimo disse...

A frase " só sei que nada sei" está a tentar dizer que todos os dias adiquirimos novos conhecimentos, entao podemos dizer que o conhecimento não tem limites.


Ruben Leal 10 ACT nº 11

Anónimo disse...

A frase de Sócrates diz-nos que o saber é uma coisa provisória, não é certo, o que hoje é verdade amanhã pode deixar de o ser. Porque pura e simplesmente pode vir alguém apresentar novas teorias sobre algum assunto e "deitar abaixo" o nosso conhecimento, fazendo-nos voltar ao princípio de um longo ciclo que é o conhecimento.

José Cordeiro 10 ACT Nº 9

Anónimo disse...

Sócrates, com a frase “só sei que nada sei” queria, na minha opinião, dizer que o saber é infindável e que uma teoria que tenhamos sobre alguma coisa pode facilmente ser anulada por outra pessoa. Substituindo-a por outra que, provavelmente, também está errada. Ou seja, nada do que pensamos saber é certo.
Joel Martins nº8 10º act

Anónimo disse...

Nesta frase Sócrates queria dizer que ele só sabe que por e simplesmente não sabe nada. Porque ele ao fim de um determinado tempo descobre que não sabe nada. É como os Filósofos podem demorar anos a confirmar alguma coisa. Saber alguma coisa pode demorar anos a perceber isso.

Fábio Rei nº5 10ºBCT