quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A minha resposta à Quaestio de 8 de Outubro

Tendo em conta que a Filosofia consiste num conjunto de teorias, assentes em argumentos, para procurar responder a determinados problemas e a Lógica procura estudar os argumentos no sentido de distinguir os válidos dos inválidos, então a Lógica é de todo importante para a Filosofia, uma vez que sempre que os filósofos argumentarem de forma válida é mais difícil que os seus argumentos sejam refutados. Como refere Desidério Murcho no excerto publicado na Lectio do mesmo dia, a lógica ajuda-nos a retirar as consequências válidas das nossas ideias e a criticar consistentemente as ideias que o não façam (é o que se refere como "pensamento consequente").
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Por outro lado, a Lógica procura as regras que determinam a validade dos argumentos. Um argumento válido é um argumento em que é impossível as premissas serem verdadeiras e a sua conclusão ser falsa. Ora, isto quer dizer que a validade preserva a verdade: se o argumento for válido e partir de premissas verdadeiras (o que será um argumento sólido), então a conclusão será necessariamente verdadeira. Assim, como a Filosofia busca a verdade, a Lógica é de extrema importância para a Filosofia.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008



Rir e pensar

Surfistas: 10.º ano.
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Conta-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, que um dia uma aluna do 3.º ano da Licenciatura de Filosofia, numa aula do Prof. Dr. Joaquim de Carvalho, eminente professor e filósofo português do séc. XX, tê-lo-á interpelado do seguinte modo:

- O Sr. Doutor desculpe, mas eu ando aqui há já três anos e ainda não sei o que é, afinal, a Filosofia! O Sr. Doutor não se importava de me explicar…
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- Olhe, sabe, minha senhora, a senhora anda cá há 3 anos e ainda não sabe o que é a Filosofia; pois, eu ando cá há 30 anos e também ainda não sei muito bem o que é…!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008


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Quebra-cabeças
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Surfistas: todos!
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A partir de que regra foi construído este quadro:
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C A B C A B
B A B C A C
A C A B B A
C B A C C B
B A C B A C
C B A C B A

quinta-feira, 16 de outubro de 2008


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Quaestio
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Surfistas: 10.º ano.
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Uma das frases mais populares da História da Filosofia é a seguinte tese atribuída a Sócrates, filósofo grego do séc. V-IV a.C. e um dos maiores filósofos de sempre:
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«Só sei que nada sei.»
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Tendo em conta o que sabes acerca do que é a Filosofia, o que quereria Sócrates dizer com isto? Justifica.

terça-feira, 14 de outubro de 2008


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Quebra-Cabeças
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Surfistas: todos!
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Uma propriedade comum reúne esta família de palavras:
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ASSASSINO
TORREFACÇÃO
HORRÍSSONO
REEMPOSSAR
COOSSIFICAÇÃO
DESSOTERRAR
POSSESSÃO

Entre as palavras que se seguem, qual possui a mesma propriedade e se pode juntar à família:

MASSAGEM
ARROMBAR
ACCIONISTA
ASSESSOR

quarta-feira, 8 de outubro de 2008


Lectio
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Surfistas: 11.º ano.

«O pensamento consequente é o pensamento fundamentado. Um pensamento é consequente quando se baseia em razões e retira correctamente consequências das razões em que se baseia.(…)

A lógica permite determinar que consequências se retiram correctamente das nossas ideias e que consequências só aparentemente se retiram delas. Uma demonstração lógica é um modelo abstracto e simplificado do pensamento consequente (…).

Por exemplo, alguém poderá defender a seguinte ideia, hoje em dia muito popular: “Todas as verdades são relativas”. Sem formação lógica, acontece duas coisas a essa pessoa. Em primeiro lugar, não se apercebe que a sua ideia é auto-refutante – isto é, não se apercebe que a verdade da sua ideia implica a sua falsidade. Se todas as verdades são relativas, também esta é uma verdade relativa; mas ser uma verdade relativa significa que para algumas pessoas, ou em algumas circunstâncias, ou para algumas comunidades, esta ideia é falsa. Logo, se for verdade que todas as verdades são relativas, é falso em algumas circunstâncias que todas as verdades são relativas. Em segundo lugar, não só essa pessoa não se apercebe dessa dificuldade lógica elementar a que tem de responder, como sente que quem lhe apresenta este contra-argumento a está a enganar. Como o contra-argumento se baseia num raciocínio ligeiramente complexo e a pessoa em causa não tem instrumentos para avaliar a sua correcção, sente que está a ser enganada. O resultado dessa situação é que essa pessoa não está equipada para discutir ideias filosóficas – tudo o que consegue fazer é dar voz aos preconceitos do seu tempo, sem ter capacidade crítica para se distanciar das suas próprias ideias e procurar responder aos argumentos que se levantam contra elas. Nestas circunstâncias, o estudo da filosofia deixa de conduzir à liberdade do pensamento crítico e torna-se apenas um meio para sustentar preconceitos com nomes sonantes de filósofos e palavras complicadas.»

Desidério Murcho, O Lugar da Lógica na Filosofia (Plátano: Lisboa, 2003) 30-31.

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Quaestio
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Surfistas: 11.º ano.


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Q: A Lógica será importante para a Filosofia? Porquê?

A minha resposta à Quaestio de 17 de Setembro

O título "filosurfar" foi-me sugerido pela tentativa de correlacionar, através de uma analogia, a ideia de filosofia e de actividade filosófica para iniciados, com a ideia de onda como algo que nos atinge, mostrando assim, por um lado, a inevitabilidade do filosofar e da filosofia e, por outro, a sua universalidade, que a todos atinge. Depois, para além de “surfar” ser um sinónimo vulgarizado para percorrer os vários sítios da internet, pareceu-me mais importante pensar no surf como uma actividade desportiva que envolve alguma aventura e, portanto, risco e tentativa, características inquestionáveis da filosofia e do filosofar.

Neste sentido, também a expressão "ondas", no lugar de "comentários", foi pensada para sugerir a ideia de sermos atingidos pelos problemas, teorias e argumentos da filosofia… que nos fazem pensar e nos conduzem para o “mundo” arriscado, mas atractivo, da reflexão crítica sobre temas vertiginosos, como são os da filosofia.

sábado, 4 de outubro de 2008



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Filósofos na onda



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«Não há homens mais inteligentes do que aqueles que são capazes de inventar jogos [lógicos]. É aí que o seu espírito se manifesta mais livremente.» (Leibniz, 1715)


Quebra-cabeças

Surfistas: todos!
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Esta série de palavras segue uma regra lógica:

TRENS
MALAS
MAIOR

Das palavras seguintes, qual poderá continuar a série:

PARTI
AULAS
CALMA
BOIÃO

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Quebra-cabeças

Surfistas: todos!

___ ___ ___

Que palavra de três letras será esta, sabendo que:
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- MÊS não tem nenhuma letra comum;
- SIM tem uma letra comum, mas que não está no devido lugar;
- RÓI tem uma letra comum, situada no devido lugar;
- ROL tem uma letra comum, que não está no devido lugar;
- MOA tem uma letra comum, que não está no devido lugar.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008



As melhores ondas

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1.
«Para mudar uma lâmpada vão precisar também de uma cadeira!!! Neste texto aparece a Filosofia no seu melhor!!! Alguém vai solucionar o problema, mas vão aparecer ''outros'' para se questionarem sobre ele, e se que questionarem se o problema existe mesmo, ou não! Este texto é curioso, pois o símbolo que representa a ''ideia'' é uma lâmpada!!
Agora vou postar o texto trocando a palavra ''lâmpada'' por ''ideia''...
“- Quantos filósofos são precisos para mudar uma IDEIA?- Hmmm... Ora aí está uma questão intrigante...- Aaah! Define “Uma IDEIA”! ...Como podes ter a certeza que ela precisa de ser mudada?- Ok. Três. Um para a mudar e outros dois para andar à volta dela a indagar se a IDEIA existe realmente ou não.”»
(Rui Trigo 11BCT)

2.
«Se nascemos com a capacidade de pensar faz todo o sentido que exista um ginásio para a treinar.»
(Ana Luísa 11BCT)

3.
«A filosofia é (…) só para pessoas que gostam de desafios e são insistentes. Até porque há filósofos que passam uma vida inteira a dar com a cabeça na mesma parede, e isso, não é para todos.»
(Edgar 11ACT)

4.
«Sendo a Filosofia a arte de pensar, esta baseia-se em averiguar a solidez do conhecimento, isto é, em testar a sua verdade. É lógico que os problemas a que a Filosofia se dedica (realidade, conhecimento, valores) têm tudo a ver com um ponto de interrogação! O sinal de interrogação indica-nos uma pergunta e a Filosofia procura a resolução de questões (filosóficas). Na figura, não temos só presente um ponto de interrogação mas sim também um conjunto de andaimes que o envolve e podem-se ver várias personagens no andaime bem como em terra firme. O andaime representa a solidez ou a importância dos problemas filosóficos pois a resposta a estes não pode ser feita de qualquer forma. O filosofar com qualidade exige bases e uma progressão constante na forma de pensar. Assim, os andaimes dizem-nos também que o conhecimento do mundo a que se propõe atingir a Filosofia precisa de bases e é complexo. Quanto às pessoas que figuram na imagem, umas encontram-se tristes, outras aparentam derrota e outras mostram-se apreensivas. Isto traduz o drama da Filosofia, que é a paciência. É com paciência e trabalho de consciência que se resolvem os problemas filosóficos para irmos aumentando o nosso conhecimento acerca do mundo a um ritmo razoável e digno.»
(Rui Ramos 11ACT)

5.
«Por vezes diz-se que a Filosofia não serve para nada, mas não é bem assim...A Filosofia tem a mesma finalidade, por exemplo, das ciências, pois ajuda-nos a alargar a compreensão do mundo que nos rodeia, dos outros e mesmo de nós próprios.Desde a Antiguidade que a Filosofia e o ensino da Filosofia têm tido uma grande importância para a vida humana, pois desde sempre contribuíram para a educação da mente do Homem. Por outro lado, a Filosofia tem sido bastante útil para a ciência, pois evita a estagnação, ajudando na descoberta de alguns segredos que o quotidiano teima em ocultar.»
(Rui Pereira 11BCT)

quarta-feira, 1 de outubro de 2008



Filósofos na onda

Surfistas: todos!


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Is it hard to do philosophy?
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«It's murder, absolutely. I compare it ... if you really want to know how to do it, you get up in the morning, there's a large brick wall and you run your head against that brick wall. And you keep doing that every day until eventually you make a hole in the wall. That's what it feels like.» (John Searle)
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(In John Searle Interview: Conversations with History; Institute of International Studies, UC Berkeley, http://globetrotter.berkeley.edu/people/Searle/searle-con2.html)